Introdução
O mundo evoluiu muito nos últimos anos, principalmente quando falamos em transformações digitais. Graças aos avanços desse nicho, a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) se tornou um assunto de grande relevância.
A pandemia mundial da COVID-19 contribuiu para impulsionar mais ainda o investimento nesse sector. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Distribuição de Tecnologia e Informação (Abradisti), o sector de TIC teve um crescimento de 13% em 2020, tendo crescido 23% apenas no setor de TI.
Além disso, segundo previsão da IDC (International Data Corporation), até 2024, 70% das empresas latino-americanas irão optimizar suas operações para melhor executar estratégias digitais e para a implantação generalizada de recursos e operações autónomas de TI.
Trata-se de um sector que está aquecido e em ascensão, e pode-se dizer que o TIC é de suma importância para as empresas actualmente. Afinal, é através dele que há a possibilidade de obter inúmeras melhorias em seus processos e organização.
O termo pode parecer novidade, mas a sua aplicação já deve estar profundamente enraizada na rotina da empresa. As TICs são na verdade todas as tecnologias da informação e comunicação que impactam a produtividade corporativa, hoje em dia.
E não apenas as TICs que já fazem parte do fluxo de trabalho, mas aquelas que ainda são tendências, ou seja, com potencial de consolidação no mercado.
Por isso, neste conteúdo especial vamos acompanhar um guia sobre este sector, sua importância e benefícios na educação.
Tecnologia da Informação e Comunicação
A TIC engloba tecnologias que servem como mediadoras para os processos de comunicação, e foram potencializadas graças à internet. Consistem em recursos de hardware, software e telecomunicações que oferecem automações ou outras funcionalidades que ajudam a optimizar a comunicação em empresas.
Ou seja, uma variedade de dispositivos, aplicativos, redes e serviços de computação que permitem comunicação, e podem ser usados em diversos segmentos, como indústria e, até mesmo, educação.
Embora o seu significado tenha sido esclarecido, convém um complemento. Afinal, estamos falando de uma série de recursos tecnológicos que, quando utilizados de maneira integrada, promovem melhorias múltiplas ao processo produtivo.
A importância das Tecnologias
Tecnologias de informação e comunicação
Há pouco mais de 50 anos surgiu o primeiro transístor, ou como é conhecido, "chip", objecto esse que ninguém sabia que ia revolucionar o nosso mundo. Este objecto evoluiu, contribuindo para o desenvolvimento da tecnologia.
A palavra TIC (tecnologias da informação e comunicação) tem consequência das seguintes palavras:
· Informática – tratamento automático de informação em computadores;
· Tecnologias de informação – processo de tratamento central e comunicação da informação, através do hardware e software;
· Tecnologias de informação e comunicação – transmissão de informação através de redes de computadores e meios de comunicação.
O objectivo das TIC é promover a cultura e a formação essencial ao desenvolvimento da sociedade da informação e propor uma visão estratégica.
As TIC é um processo muito utilizado em casa, trabalho, entre outros. Últimamente é estudado nas escolas e utilizado por mais de metade do Mundo. Por exemplo, num telejornal, a informação é transmitida, sendo muito útil e vista por muita gente. Esta informação chega a muitos lugares, graças às redes de computadores e meios de comunicação. A informação para ser útil e correctamente utilizada e recebida, tem que ser precisa, completa, flexível, fiável, clara e actual. Só assim quem a recebe pode usufruir desta.
Áreas das tecnologias da comunicação e informação
1 - Computadores – máquina que serve para receber e processar informação. Dentro deste assunto temos a informática (aplicação de computadores para o processamento de informação) e a Burótica (informação de um escritório). Estes dois processos são utilizados na educação, comércio, medicina e num escritório, sendo muito úteis.
2 - Comunicação – efeito de comunicar, partilhar e participar. Existem dois meios de comunicação através das tecnologias; as telecomunicações (comunicação à distância, via televisão, rádio, satélite, etc.) e telemática (comunicação mais informática (videoconferências)).
3 – Controlo e automação – transformação de um processo manual em automático. Este processo é utilizado na robótica (ciência que estuda a projecção e construção de robots) por exemplo, nas linhas de montagem de carros; e na CAD--CAM (desenho e fabrico de peças controladas por computadores).
Todos estes processos são importantes na nossa sociedade, como puderam constatar seguidamente.
A Importância das TIC na sociedade
As TIC são utilizadas pelos organismos da administração pública, empresas, famílias e indivíduos.
A rápida difusão das TIC exerce mutações no modo de vida das sociedades. Assume importância na vida colectiva e individual actual.
A tecnologia tem origem na sociedade, exercendo uma influência decisiva no seu desenvolvimento. A sociedade portuguesa tem usufruído dessas tecnologias, na administração pública, central e local e na estrutura empresarial portuguesa.
A vantagem da difusão das TIC contribuiu para simplificar processos administrativos e proporcionar a redução dos custos que lhe estão associados. Contribuindo também a agilização do relacionamento com os cidadãos e empresas.
A principal forma de interacção com os cidadãos e a tecnologia é a existência de canais direccionados para sugestões e reclamações on-line, pagamentos e preenchimento de formulários/declarações.
As TIC são importantes em muitos sectores, como iremos explicar seguidamente.
O uso e Importância das TICs na educação
A utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC), no sistema educativo deve visar um horizonte de actuação dos professores que não se limita à simples melhoria da eficácia do ensino tradicional ou à mera utilização tecnológica escolar, através dos meios informáticos. As TIC têm um papel profundo na educação. Elas proporcionam:
· Novos objectivos para a educação que emergem uma sociedade de informação e da necessidade de exercer uma cidadania participativa, critica e interveniente;
· Novas concepções acerca da natureza dos saberes, valorizando o trabalho cooperativo;
· Novas vivências e práticas escolares, através do desenvolvimento de interfaces entre escolas e instituições, tais como bibliotecas, museus, associações de apoio à juventude, entre outros;
· Novas investigações cientificas em desenvolvimento no ensino superior, entre outros.
É indispensável ter presente a utilização das TIC na educação porque estas consistem em escolarizar as actividades que têm lugar na sociedade, procurando adapta--las aos seus objectivos.
As TIC, na educação, permitem uma compreensão profunda do mundo em que vivemos enriquecendo o conhecimento.
Tecnologia na Educação: vantagens e desvantagens
O uso de tecnologia em sala de aula oferece uma melhora significativa da qualidade de ensino. Seja porque consegue captar a atenção dos alunos de forma diferenciada dos métodos tradicionais de ensino, seja porque desenvolve e estimula competências como o pensamento crítico e a curiosidade dos alunos.
No entanto, ainda que as vantagens se sobreponham às desvantagens, não se pode negar o fato de elas existirem. Isso exige certa atenção e preparo do professor.
Por isso, vamos elencar a seguir algumas vantagens e desvantagens do uso de tecnologias em sala de aula para ajudar você, professor, a lidar com essa nova realidade.
Vantagens do uso de Tecnologia na educação
As vantagens da tecnologia no ensino são muitas! Mas como o objectivo desse texto não é esgotar todas as possibilidades sobre o assunto, a seguir você vai conferir 7 vantagens do uso de tecnologia em sala de aula.
1. Personalização do Ensino
2. Flexibilidade de horário e geográfica
3. Optimização da comunicação com os pais
4. Universalização do acesso à informação
5. Facilitação das actividades
6. Aulas mais dinâmicas e atraentes
7. Estimula o autodidactismo
1. Personalização do Ensino
As tecnologias digitais viabilizam a personalização do ensino em larga escala, munindo o professor com ferramentas e dados para tais acções. Assim, o professor pode acompanhar o desempenho de cada aluno de forma individualizada, ainda que não esteja o tempo todo ao lado dele observando.
Com isso, é possível identificar as dificuldades encontradas pelo estudante em determinado assunto ou habilidade, para que estas sejam enfrentadas. Com esse olhar mais assertivo sobre o desempenho de cada aluno, o aprendizado da turma pode ser muito mais produtivo e eficiente.
Do mesmo modo, com essa personalização viabilizada pelo uso de tecnologia em sala de aula, o professor pode criar actividades de ensino que levem em conta o interesse de cada aluno.
Partir do universo de vida, gostos e preferências do aluno é uma recomendação de um dos maiores pedagogos do país, Paulo Freire.
2. Flexibilidade de horário e geográfica
Quando se fala em Educação a Distância (EaD), a questão da flexibilidade de horários e geográfica é sempre uma das primeiras características que vem à mente.
Seja na modalidade EaD, ou no formato de Ensino Híbrido, o uso das tecnologias permite a realização de actividades assíncronas, as quais o aluno pode acessar no horário de sua preferência (assistir aulas gravadas, por exemplo).
Pode-se afirmar que o uso da tecnologia em sala de aula rompe a barreira espaço/tempo, afinal, a comunicação e possibilidade de acesso às plataformas tecnológicas se expande para todos os lugares, ultrapassando os muros da escola.
Isso traz uma mudança no paradigma da aprendizagem, pois ela já não mais se limita à sala de aula e à presença física do professor.
3. Optimização da comunicação com os pais
O bilhete anotado na agenda do aluno dá lugar à mensagem trocada directamente com os pais, via aplicativo de mensagens instantâneas. A comunicação acontece em tempo real, diminuindo o risco de desencontros e perda de informações importantes.
Agora, com o uso das tecnologias digitais pelos professores na realização do ofício, o aluno já não precisa necessariamente ser mediador das comunicações entre pais e professores. Essa comunicação se dá de forma directa, aproximando os pais do processo educacional (o que é muito bom para o aluno!).
Vale alertar sobre a necessidade do uso correto dessas ferramentas, inclusive no que se refere à educação digital dos próprios alunos e professores.
4. Universalização do acesso à informação
No passado, o professor era o único detentor do conhecimento. Hoje, as informações estão à disposição de qualquer pessoa com acesso à internet, passíveis de serem transformadas em conhecimento.
Quando o professor chega em sala de aula para transmitir seu conhecimento, não raras vezes, os alunos já possuem alguma informação a respeito do assunto. Isso enriquece o processo de ensino-aprendizagem.
Ao utilizar tecnologia em sala de aula, ampliando as fontes de informação, o professor torna o processo de ensino mais democrático e abrangente, vez que não se limita às informações das quais ele próprio tem conhecimento.
5. Facilitação das actividades
Ir a uma biblioteca, abrir um extenso e pesado livro e procurar pelo conteúdo parece algo muito distante da realidade de hoje. E de fato é.
A geração atual de alunos é nativa digital, já nasceu com acesso a internet e antes mesmo de aprender a escrever, aprendem a buscar o que precisam saber nos mecanismos de busca online via comando de voz.
Basta alguns poucos cliques e pronto. Tudo o que se precisa saber está ali, diante dos nossos olhos, organizado por ordem de relevância.
Isso permite que o professor inove nas actividades, aumente a complexidade das pesquisas, estimulando o senso crítico dos alunos e aprofundando o conhecimento.
Solicitar uma pesquisa sobre o significado de determinada coisa, não faz sentido na realidade atual. O professor deve ir além do significado das palavras, fazendo com que o aluno aprenda, por exemplo, a identificar as boas fontes de informação disponíveis na internet e formular hipóteses fazendo uso do raciocínio crítico.
6. Aulas mais dinâmicas e atraentes
A utilização de recursos audiovisuais, gamificação e outras estratégias de ensino tornam as aulas mais interessantes para os alunos. Afinal, fora do momento de aula, é em busca de tais artifícios que eles vão.
Trazer a tecnologia para a sala de aula aproxima o processo de ensino-aprendizagem das demais áreas e aspectos da vida do aluno, atraindo sua atenção e despertando o interesse pela aquisição do conhecimento abordado.
Experimente utilizar tecnologias em sala de aula e depois nos conte aqui nos comentários se os seus alunos ficaram ou não mais focados na aula. Experimente você mesmo!
7. Estimula o autodidatismo
Aprender algo por conta própria é uma das habilidades mais importantes nos tempos atuais. A internet, principal fonte de disseminação da cultura maker, estimula as pessoas a colocarem a mão na massa.
Aprender a tocar um instrumento, a fazer um objecto artesanal, a pintar, dançar ou qualquer outra coisa ficou muito mais fácil com a internet. Além disso, esse canal de comunicação estimula a busca por informação, dando asas ao autodidactismo.
Professores que adoptam metodologias como a sala de aula invertida, incentivam o desenvolvimento dessa habilidade em seus alunos, preparando-os para o que o futuro reserva.
Desvantagens do uso de Tecnologia na Educação
Não podemos deixar de analisar os dois lados da moeda. O uso de tecnologia em sala de aula é, sem dúvidas, benéfico para o ensino, mas também pode causar alguns obstáculos.
1. Distracção dos alunos
2. Qualidade das informações
3. Superficialidade de conteúdos
1. Distracção dos alunos
O maior e principal obstáculo imposto pelo uso de tecnologia na sala de aula é o problema da distracção dos alunos.
A atenção é um recurso que tem se tornado cada vez mais escasso na Era Digital. Por isso, é muito importante levar isso em conta no momento de formular as actividades que utilizarão a tecnologia, a fim de evitar a distracção dos alunos.
É muito fácil perder o foco dos estudos com as inúmeras atracções que estão a um clique de distância na internet. Assim, o professor pode adoptar medidas como bloquear sites (por meio de softwares especializados) e redes sociais em horário de aula.
De igual modo, é importante educar os alunos para que eles saibam separar os momentos de entretenimento e estudo com a mesma ferramenta.
Além disso, apostar em actividades e conteúdos realmente interessantes para os estudantes é uma forma de evitar que eles se distraiam tão facilmente.
2. Qualidade das informações
Na internet, qualquer informação pode ser publicada, independentemente da sua veracidade e validade. Assim, a qualidade das informações com as quais os alunos têm contacto é um obstáculo para os professores.
Isso porque o aluno pode ter acesso a uma informação inverídica e aprender um conteúdo errado. Ao chegar na aula, o professor ensina de forma diferente e esse desencontro pode confundir o aluno e, até mesmo, fazer ele questionar o conhecimento do professor.
Para lidar com situações desse tipo, o professor precisa estimular no aluno o pensamento crítico e ensiná-lo a buscar informações em fontes confiáveis, tornando-se uma espécie de curador de conteúdos para o aluno.
3. Superficialidade de conteúdos
Se antes o acesso às informações era muito mais difícil, por outro lado, as fontes de informação eram muito mais densas e aprofundadas.
Os conteúdos disponíveis na internet, em sua maioria, são superficiais. Especialmente pelo estilo de leitura da nova geração, que preferem conteúdos rápidos e objectivos.
Neste contexto, a leitura de artigos científicos, por exemplo, deu lugar à leitura de artigos de blogs, como este que você está lendo, os quais possuem uma linguagem muito mais fácil e formato livre.
Quando o aluno quiser mesmo dominar um conteúdo, é preciso que procure por fontes mais profundas e, de preferência, científicas, com embasamento teórico e baseado em fontes confiáveis.
Além disso, para a realização de pesquisas e actividades, o professor deve orientar os alunos para que eles não acreditem em tudo que encontrarem no primeiro site que clicam.
Conclusão
As TICs chegaram para ficar — esse é um fato irremediável seja em curto, médio ou longo prazo. E muitas dessas tendências estão em evidência para proporcionar uma verdadeira transformação nas etapas produtivas do seu negócio. Entre as principais:
Ø inteligência artificial;
Ø Big Data usado de maneira analítica;
Ø Internet das Coisas (ou IoT, do inglês Internet of Things);
Ø soluções na nuvem;
Ø blockchain.
留言